DICA

Sistema de ar condicionado

Sistema de ar condicionado
O que antes era artigo de luxo, agora por vários motivos, é de primeira necessidade nos automóveis, e com alguns cuidados podemos ganhar muito mais em eficiência e conforto.

1 - Sempre que o carro estiver estacionado no sol, quando for sair ligue o ar e abra todas as janelas, assim ocorre a troca mais rápida do ar interno.
2 - Na opção de recirculação a eficiência de resfriamento do ar é maior, pois capta o ar do interior do carro, por isso não é recomendado usar esta opção por muito tempo, pois o ar só circula e não há renovação.
3 - Ao contrário do que muita gente pensa, a velocidade do ventilador, não influência no consumo de combustível, o consumo na cidade com o ar ligado aumenta de 10% a 20%.
4 - É recomendado ligar o ar condicionado pelo menos uma vez por semana, isto faz com que o gás circule e leve também lubrificação a todos os componentes do sistema, evitando ressecamentos e danos.
5 - Recomenda-se desligar o ar condicionado um pouquinho antes de chegar ao destino, deixando apenas na ventilação, isso diminui a úmidade que fica nas tubulações, e consequentemente a proliferação de fungos e bactérias.
6 - A forma mais utilizada de higienização do ar condicionado, é com a juda de uma pequena máquina que colocada na entrada de ar da circulação, vaporiza um produto especial pela tubulação, eliminando os fungos e deixando um odor agradável.
7 - Faça uma revisão completa do sistema de ar condicionado, com higienização e troca do filtro de cabine ao menos uma vez ao ano, ou sempre que perceber mau cheiro e perda de eficiência.