DICA

Hora da revisão

Hora da revisão
O bom motorista sabe que a manutenção preventiva do carro é fundamental para que problemas com o veículo não atrapalhem os planos das férias. Entretanto, e depois da volta para casa? Uma boa revisão depois de viagens pode evitar gastos extras e dores de cabeça. Além de levar o carro para manutenções periódicas, cuja frequência varia de acordo com o modelo (essa informação consta no manual do veículo), o proprietário deve ficar atento a problemas que podem ser causados por fatores externos.
Os principais itens que devem ser verificados nesse tipo de revisão são os freios, a parte mecânica, velas, filtros de ar, esticadores de correias, sistemas de ignição e alimentação. “Quando o carro que habitualmente é usado na cidade vai para uma área rural ou de muita maresia, pode haver problemas com o filtro de ar, que pode ficar entupido, e com a correia dentada, por exemplo”, explica Anderson dos Santos, da Auto Mecânica Dizac.
Além disso, principalmente após viagens longas, é importante levar o carro a um mecânico de confiança. “Alguns itens precisam ser revisados após uma quilometragem rodada mais alta, mas outros se desgastam mais rápido e podem ficar danificados após as viagens, quando o carro normalmente anda mais”, complementa Santos.
Os carros que ficam parados durante todas as férias também precisam de cuidados específicos, já que os líquidos (combustível, óleo e água do radiador) envelhecem e podem prejudicar alguns mecanismos. A gasolina, por exemplo, pode perder algumas de suas características químicas e entupir bicos injetores. Os pneus devem ser cuidadosamente calibrados e os dutos do ar condicionado devem ser limpos, já que pode haver acúmulo de sujeira devido à umidade.