DICA

TESTES DA ANFAVEA

TESTES DA ANFAVEA
TESTES DA ANFAVEA PARA O AUMENTO DE TEOR DE ETANOL NA GASOLINA CONTINUAM EM ANDAMENTO

Sem alterações significativas nos veículos testados, o uso da gasolina com 27,5% de etanol segue em testes
por REDAÇÃO AUTOESPORTE
Segundo estudos realizados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, a ANFAVEA, não há nenhum empecilho no uso da gasolina com 27,5 % de etanol. Depois de 85% dos testes realizados, o aumento de consumo verificado foi da ordem de 1% a 2% e relação a mistura de 25%.
O relatório produzido pela Comissão Interna de Energia e Meio Ambiente (CEMA) da ANFAVEA e realizado por sete montadoras – três já concluíram e as demais deverão concluir até junho, avaliou o comportamento dos veículos que foram testados sob os seguintes aspectos: dirigibilidade, partida a frio e a quente, temperatura do catalisador, emissões e consumo de combustível, durabilidade em campo e testes de bancada.
O documento foi entregue ao Governo Federal na semana passada e indica que não há alterações que sejam significativas nos resultados dos testes em comparação aos anteriores. “Com base nos ensaios realizados até o momento, não foram encontradas evidências que impeçam o uso da gasolina com 27,5% de etanol para os veículos aqui avaliados, desde que o combustível comercializado possua as mesmas características daquele enviado pela Petrobras para estes ensaios”, conclui a ANFAVEA, que complementa os estudos feitos pela Petrobrás/Cenpes.